Uso no dia-a-dia vários programas e serviços gratuitos. Não me lembro de ter perdido muito tempo a pensar nos criadores, no tempo que gastaram e no trabalho que tiveram para criar uma coisa que depois é usada gratuitamente por milhares de pessoas que só se lembram do criador quando querem reclamar de alguma coisa.
É verdade que organizações como a Mozilla não precisam da minha doação de 20 ou 30 euros nem ficam felizes porque alguém se lembrou de contribuir. São grandes de mais para isso. Mas para um pequeno developer que desenvolve uma aplicação no seu tempo livre, os comentários e contribuições que recebe podem motivar o abandono ou a continuação do trabalho que está a fazer.
Este mês listei os programas/ferramentas gratuitas que uso e fiz várias doações. Não foram doações grandes, não passei os 30 dólares por doação, mas é melhor do que nada. No caso de um programa que uso, o tunnelblink, doei 20 dólares mesmo tendo uma alternativa (viscosity) que custa apenas 10.
Qual é o meu objectivo com este post? Simples: incentivar quem usa ferramentas gratuitas a contribuírem para o desenvolvimento delas. Façam uma doação, ajudem no desenvolvimento, façam a tradução para a vossa língua, etc. Se mais pessoas contribuírem, mais e melhores ferramentas gratuitas vamos ter. 🙂